Documentação está ok?

sinesp

 

Viu uma Lamborghini passando pela rua e quer saber o ano? Talvez queira conferir se o IPVA de uma Ferrari estacionada na frente do seu prédio está em dia. Ou então, se um carro abandonado na rua da sua casa é oriundo de roubo.

Você também pode estar a procura de alternativas para burlar a crise e ao mesmo tempo precisa trocar de carro e optou por um veículo seminovo e, claro, precisa se garantir para não ter dores de cabeça. Então, além das tradicionais verificações mecânicas e de aparência, você conta com mais um recurso valioso na palma da sua mão. A partir de seu smartphone e/ou tablet você pode verificar a situação documental do veículo que pretende adquirir.

Para isso uma excelente opção é o app “Sinesp Cidadão”, do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), que é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública que permite ao cidadão brasileiro acesso direto a serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (que pode ser baixado na sua versão Android ou Apple/IOS).

Permite consultar informações de veículos registrados na base nacional do cadastro do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). A partir desta consulta, é possível que qualquer cidadão brasileiro possa verificar se há registros de roubo dos veículos consultados e ainda se o mesmo é um veículo clonado (checando se a placa indicada coincide com o veículo).

Claro, importante ressaltar, que você não deve bancar o herói (ou heroína) e fazer a abordagem caso identifique algum veículo roubado, Ok? Copiou?