Como monetizar um aplicativo: Modelo Fremium

Um dos grandes desafios para quem desenvolve aplicativos é monetizá-los. Monetizar significa transformar bens e serviços em dinheiro, simples assim.

Agora, quais as formas de monetizar um aplicativo?

  • Venda direta, quando você posta um app para venda na loja, cobrando de quem fizer o download
  • Propagandas, quando você adiciona banners (do Google, por exemplo)
  • Créditos, quando você vende algum tipo de crédito para uso no app, como moedinhas dos jogos
  • Fremium, quando você permite o download gratuito, mas cobra por algumas funções especiais do app.

Hoje vamos divagar sobre um caso de aplicativo chamado instant poll (enquete instantânea), como forma de mostrar o que é um Fremium.

Instant Poll Fremium

Instant Poll é um aplicativo que permite que qualquer usuário crie enquetes para coletar resultados imediatamente. Suas funcionalidades são:

  • Criar nova enquete (New poll)
  • Descrever a pergunta e as opções
  • Receber respostas
  • Ver resultados

Instant Poll App

Neste exemplo, o usuário pode coletar até 100 respostas e fazer enquetes com até 3 perguntas gratuitamente. As formas de monetização são ativadas quando o administrador desejar:

  • Limitar o tempo da enquete (quadro 4)
  • Limitar a área de respondentes (quadro 4)
  • Adicionar mais de 3 perguntas (quadro 5)
  • Receber mais de 100 respostas (quadro 5)

No quadro 6, o respondente acessa as pesquisas mais próximas (logo, se o administrador não tiver adquirido a limitação geográfica, não aparecerá facilmente na tela), responde as opções e vê (se assim o administrador desejar) as respostas obtidas.

Também se poderia adicionar a opção de “enviar um código de enquete”, facilitando com que os respondentes encontrassem exatamente a enquete desejada. Outra funcionalidade interessante seria limitar exatamente quem poderia acessar a enquete através de um login/e-mail ou Facebook.

Fremium como opção de monetização

O importante aqui é encontrar funcionalidades que não atrapalhem o uso do app, mas que dêem a sensação de que houve melhoria. Se o usuário conseguir fazer um ciclo completo (porém limitado) sem pagar e sentir que teve um benefício real, certamente ficará satisfeito.

Eli Rodrigues