Saiba como consultar a Restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física no seu celular Android

Saiba como consultar a Restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física no seu celular Android post thumbnail image

Quer saber como consultar a Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física através do seu celular Android? Então saiba que você está no lugar certo. Aqui iremos te ensinar passo a passo como consultar a Restituição IRPF.

Sabemos que diversas pessoas não sabem acompanhar a restituição no site da Receita Federal, ou as vezes não tem paciência de acessa o site, ou lhes falta tempo.

Claro que a maioria prefere ter a vida facilitada, mais nem todos sabem como fazer. Então pensando nisto, decidimos trazer um tutorial para consultar a Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de forma fácil e rápida. Para isto basta instalar o aplicativo oficial da Receita Federal do Brasil.

Não se preocupe, o aplicativo é seguro e poderá ser baixado no link abaixo:

botão de download tudomobile

O que é Imposto de Renda Pessoa Física?

Antes de darmos continuidade, vamos conhecer um pouco sobre o que é IRPF.

O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é um imposto federal brasileiro que incide sobre todas as pessoas que tenham obtido um ganho acima de um determinado valor mínimo. Anualmente este contribuinte deve prestar informações pela Declaração de Ajuste Anual (DIRPF) para apurar possíveis débitos ou créditos (restituição de imposto).

É pago pelas pessoas físicas, sendo calculado com base em sua renda. A alíquota é variável e proporcional à renda tributável (alíquota progressiva). Contribuintes com renda até determinado valor são considerados isentos.

O que é Restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor pago a mais ou a menos para a Receita Federal durante o ano anterior. Por isso, se na entrega da declaração for indicada uma diferença positiva, significa que o contribuinte — isto é, você — deve pagar o restante do tributo. Se for negativa, há saldo a ser recebido, ou seja, você receberá a quantia na conta corrente ou poupança especificada.

Agora que você já sabe, vamos dar continuidade ao tutorial.

Como consultar a Restituição do Imposto de Renda no celular?

Consultar a restituição não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam. É algo simples e que exigirá que você tenha o app da Receita Federal do Brasil instalado no seu celular. Se ainda não baixou o app para consultar a restituição de pessoa física, o link está logo acima. Role a página para cima e faça o download agora.

Siga os passos abaixo:

  1. Após ter baixado o app, vá até o menu e procure pelo aplicativo da RF e abra-o;como  consultar restituição imposto de renda pessoa física
  2. Com o aplicativo aberto, selecione a opção Consulta Restituição;como  consultar restituição imposto de renda pessoa física
  3. Agora digite seu CPF, selecione o ano que deseja consultar e toque na lupa para iniciar a consulta;como  consultar restituição imposto de renda pessoa física
  4. Agora você terá todas as suas informações pessoais como dados bancários, nome completo, etc. Nesta parte você saberá se a restituição foi creditada ou não.como  consultar restituição imposto de renda pessoa física
  5. Pronto. Agora você já sabe consultar a Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física.

Dicas extra: Se tiver mais de um CPF para o qual queira fazer esta consulta, toque na estrela que aparecerá do lado esquerdo da tela no resultado da pesquisa. Desta forma você estará adicionando este CPF como favorito, e da próxima vez não será mais necessário digitar tudo novamente.

como  consultar restituição imposto de renda pessoa física como  consultar restituição imposto de renda pessoa física

Espero que tenham gostado desta dica e que tenham aprendido a consultar a restituição do imposto de renda com o aplicativo oficial da Receita Federal. Compartilhe nas redes sociais e com seus amigos. Deixe nos comentários o que achou desta dica e se você já conhecia o aplicativo da Receita Federal para Android.


Tags:, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *